
As células estaminais sao células, cujo o destino, ainda não foi decidido pelo organismo. Podem transformar-se em vários tipos de células através de um processo denominado diferenciação.
Nas fases de diferenciação, as várias células estaminais diferenciam-se por todo o organismo em todo o tipo de células existentes no corpo.(ex:cérebro,ossos,coração,músculos,pele,etc).
Estas fantásticas células podem ser usadas para curar vários tipos de doenças, que até à descuberta das células estaminais eram impossíveis de curar.Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer resultam de lesões em grupo de determinadas células no cérebro. Espera-se que ao transferir células estaminais de um embrião para um tecido com lesões, o tecido se reconstitua e volte ao seu normal estado.
Acredita-se que no futuro, as células estaminais poderão revolucionar a forma de tratamento de muitas doenças mortais,como doenças cardiacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), a diabetes e mesmo até a paralisia.
As atitudes relativas á utilização de células estaminais embrionárias para fim de investigação e tratamentos médicos variam de pais para pais, pois em muitos países essa práctica é considerada ilegal, mas em alguns países essa práctica é legal, mas segue rigorosos regulamentos,por exemplo os cientistas só podem recolher essas células até 14 dias após a fertilização. Nessa altura o embrião ainda é uma bola de células com cerca de um quarto do tamanho de uma cabeça de alfinete (0.2mm). Em muitos países ainda não têm qualquer tipo de legislação para a práctica de investigação de células estaminais humanas.
A utilização destas células levanta muitas questões contorversas e éticas em todo o mundo, os cientistas estão á procura de fontes de células estaminais. As células estaminais encontradas na medula óssea dos adultos são uma possíbilidade,pois estas têm o potêncial para se diferenciarem em glóbulos vermelhos ao longo da sua vida. O objectivo dos cientistas é manipular estas células,para que estas não produzam só glóbulos vermelhos mas sim produzir células do cérebro,coração e células nervosas.
No comments:
Post a Comment